top of page

Marca gaúcha é Vinícola do Ano

Eleita pelo prestigiado Guia Descorchados, a Vita Eterna, uma jovem vinícola familiar de Pinto Bandeira (RS), conquistou o disputado título em 2024. Conheça sua história


O disputado título de "Vinícola do Ano" de 2024, eleito pelo prestigiado Guia Descorchados, foi conquistado pela Vita Eterna, uma jovem vinícola familiar situada em Pinto Bandeira (RS), na Serra Gaúcha. Criada em 2017 pela família Tocchetto, a marca gaúcha foi a melhor qualificada entre as 35 vinícolas brasileiras avaliadas. O guia é uma das principais publicações de vinhos da América Latina, conhecido por fazer um panorama dos melhores dos países sul-americanos, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Bolívia e Brasil. 


Além do prestígio anual, a Vita Eterna teve sete de seus rótulos ranqueados pelo Descorchados em: ''TOP 10 Espumantes'', com o Nature (94 pontos); ''Vinho Revelação'' com o Renoir Rosé (93 pontos); "Melhores Serra Gaúcha", com o Laranja Natural (93 pontos); "Melhores Brut", com o Brut Rosé (92 pontos); "Melhores Rosé" com Brut e Nature Rosé (92 pontos); além de pontuações para Ancestral Pet Nat (91 pontos) e Moscatel (89 pontos). 


Com foco em produções limitadas e métodos sustentáveis de agricultura de mínima intervenção, a vinícola utiliza o tradicional método champenoise e optou por cultivar três variedades de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico. Focando-se na qualidade em vez da quantidade, o processo artesanal é reconhecido mundialmente por gerar bebidas de sublime complexidade e efervescência refinada, garantindo que cada garrafa proporcione uma experiência única.


Em sua primeira competição neste ano, a Vita Eterna já havia sido destacada na 13ª edição do Guia Adega, o mais tradicional guia de vinhos nacional, ganhando reconhecimento como o "Melhor Espumante de Pinto Bandeira", com o rótulo Nature (92 pontos), e com excelentes pontuações com o Extra Brut (91 pontos) e o Laranja Natural (90 pontos). Além de confirmar um alto padrão de qualidade em sua linha, os prêmios refletem a crescente valorização da agricultura regenerativa na produção de vinhos. 


HISTÓRIA - Liderada pela família Tocchetto, a Vita Eterna carrega uma herança de gerações: a paixão pela viticultura. A história remonta ao século XIX, quando o imigrante italiano Natale Tocchetto e sua companheira, Catherina Bernardel, chegaram ao Brasil. Originários de Montebelluna, na região do Vêneto, o casal inicialmente dedicou-se ao cultivo de uvas de mesa. Anos depois, seu neto, Narciso, desenvolveu um profundo respeito pelos ciclos lunares, que orientavam suas práticas agrícolas, prenunciando os princípios da agricultura regenerativa. Nos anos 2000, por diferentes reviravoltas da vida, precisou pausar sua produção. 


Após o falecimento de Narciso, aos 99 anos, a família reacendeu a relação com o vinho em homenagem à sua memória, fundando a Vinícola Vita Eterna, cujo nome buscou eternizar seu legado. Atualmente, o empreendimento é capitaneado por Rosana Tocchetto, seu marido Tito e seu filho Eduardo, com a supervisão de João Pedro, um especialista com vasto conhecimento sobre o solo da propriedade. Combinando a tradição familiar com práticas avançadas de agricultura sustentável, o foco passou a ser produzir vinhos de qualidade excepcional, com a nova vinícola representando um renascimento no compromisso com a excelência e a inovação.


A propriedade abrange uma área de 24 hectares em Pinto Bandeira, reconhecida por enólogos como uma das regiões mais excepcionais do mundo para a produção de uvas destinadas à espumantes. A cidade possui uma Indicação de Procedência para vinhos finos tranquilos e espumantes, e ostenta a Denominação de Origem (DO) para espumantes. Isso indica um terroir distinto, cujas características geográficas e climáticas conferem um padrão de qualidade excepcional e um caráter específico para as bebidas. 


Linha completa da Vita Eterna:


Nature - Espumantes elaborados com uma abordagem minimalista, permitindo que a natureza se expresse plenamente. A fermentação em barricas de carvalho confere uma efervescência delicada e uma textura aveludada, revelando sabores frutados e nuances minerais. Esta linha é premiada pela elegância e profundidade, representando a expressão pura do terroir.


Extra e Brut - Os espumantes apresentam um sutil toque de doçura, tornando-os acessíveis e convidativos para um público diversificado. Com uma efervescência refrescante e uma textura suave, cada gole revela a rica complexidade de sabores frutados e delicadas nuances minerais. 


Moscatel - Os espumantes capturam a doçura natural da uva Moscatel, criando uma experiência sensorial inesquecível. Sua acessibilidade e sabor cativante os tornam uma escolha popular entre o grande público, convidando todos a desfrutarem com uma dose de doçura e elegância.


Ancestral Pet Nat - Elaborados com uma abordagem natural e descontraída, esses espumantes capturam a essência vibrante das uvas em sua forma mais pura, com um aroma distinto de autólise. Possuem uma efervescência delicada e sabores frutados vivos.


Vinhos (Natural Laranja e Rosé Renoir) - Palco para a expressão das mais criativas ideias enológicas. Aqui, mergulha-se em experimentos para desafiar as convenções e criar algo verdadeiramente único. Cada garrafa captura a essência da paixão da Vita Eterna pela inovação e pela busca incessante pela excelência.



(Fotos: Eduardo T. e Divulgação/ Texto: Andressa Riquelme)



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page