Psicologia: como o decor do BBB22 afeta humor

Arquiteta da startup de moradia Yuca analisa a estratégia por trás do design da casa mais vigiada do Brasil

Sala da casa do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

O Big Brother Brasil é o reality show mais assistido do país e já está na 22a edição. Além dos participantes e provas, outra grande experiência do público se refere à decoração da casa. Este ano, com uma temática baseada nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o excesso de cores e informação em um mesmo ambiente chama a atenção.


Para Larissa Lira, arquiteta da Yuca, proptech de soluções de moradia descomplicadas, a combinação de tantos elementos e texturas faz parte de uma estratégia para mexer com os ânimos dos jogadores. Diante disso, ela analisou os aspectos de cada ambiente do reality, a psicologia das cores e comparou com boas práticas de projetos acolhedores e ambientes agradáveis para o lar.


Quarto Lollipop do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

"Toda a decoração do BBB 22 foi planejada com base no que consideramos ser uma lógica invertida da realidade, não um projeto tradicional de um lar aconchegante. Toda a estratégia das cores, a quantidade de objetos de decoração e o excesso de iluminação tem a intenção de interferir no humor, no sono e nos sentimentos dos participantes, despertando reações de ansiedade e estresse", afirma Larissa.


Quarto Grunge do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

Nesta edição, os quartos Lollipop e Grunge são baseados na temática dos anos 1990, com cores fortes, estampas e formas diferentes, o que deixa os participantes mais agitados e em estado de alerta.


Sala da casa do BBB22 de outro ângulo (Foto: Sergio Zalis/Globo)

A sala, ambiente compartilhado onde acontece a maioria das interações entre os brothers, também é o oposto de um espaço relaxante, predominando as cores amarelo, roxo, verde e laranja, que trazem um clima de grande tensão.


"Para compor ambientes acolhedores de moradia, é importante manter o equilíbrio de elementos e cores. Nos projetos da Yuca, por exemplo, investimos em quartos com pouca ou nenhuma cor e, nas salas, combinação de texturas e tons acolhedores, com predominância de azuis, verdes e marcenarias quentes.", completa.


Cozinha do grupo do Vip do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

Outro cômodo importante para o jogo é a cozinha do BBB - onde os participantes são divididos entre o "VIP" e a "xepa". A separação é feita de forma bem visual, sendo que o lado dos que estão com regalias na alimentação vibra em cores e texturas.


Cozinha do grupo da Xepa do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

Enquanto o cômodo do grupo que está com restrições é mais sóbrio, com tons neutros e móveis de madeira, criando uma fronteira entre os participantes, inclusive no que diz respeito ao aconchego na hora da refeição.


Varanda do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

Já a área externa da casa tem um tom lúdico e divertido, com muitos tons pastéis e geometria marcantes, contudo, os móveis são de materiais pouco confortáveis.


Varanda do BBB22 em frente à piscina (Foto: Sergio Zalis/Globo)

O ideal nesses espaços, segundo Larissa, é explorar funcionalidades de relaxamento."Redes e espreguiçadeiras dão um clima confortável na decoração quando combinadas com elementos naturais", afirma Larissa.


Área externa do BBB22 (Foto: Sergio Zalis/Globo)

CASA DE VIDRO - A surpresa para os brothers (já realizada em outras edições), criada pela direção para tirar o reality do até então marasmo, começará no dia 11 de fevereiro, quando um homem e uma mulher vão ser confinados na Casa de Vidro. Especula-se que o novo espaço será acomodado na academia da casa. O apresentador Tadeu Schmidt já explicou que terá uma votação do público para definir se a dupla entrará ou não no BBB22. O resultado se dará no domingo, dia 13 de fevereiro. Se entrarem, os dois estarão imunes e votarão juntos em uma pessoa para o paredão - sendo contabilizado um voto normal.



115 visualizações0 comentário