top of page

Construsul: inovação e sustentabilidade

A 26ª edição da feira apresentou soluções que prometem mais eficiência e responsabilidade ambiental para o setor da construção civil. Confira destaques

Fotos: Guilherme Gargioni/Sul Eventos
Fotos: Guilherme Gargioni/Sul Eventos

Palco de tendências e inovação para a construção civil no Brasil e na América Latina, a 26ª Construsul - Feira Internacional da Construção traz soluções que otimizam processos e reduzem impactos ambientais, contribuindo diretamente para o desempenho do setor. A feia, realizada de 22 a 25 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre/RS, é voltada a profissionais que buscam inovação em todas as etapas da construção.


ree

FIBRA DE VIDRO SUBSTITUI AÇO - Entre os destaques desta edição está a TopFiber, que já participa da feira há 14 anos e nesta edição apresenta vergalhões e telas fabricados em fibra de vidro, uma alternativa ao tradicional aço. Até 70% mais leves, os materiais facilitam o transporte e a aplicação, sem abrir mão da resistência. Além disso, o material não sofre corrosão e tem durabilidade de cerca de 50 anos, em comparação à média de cinco anos dos vergalhões comuns. Iuri Morais, consultor comercial da TopFiber, explica que o material ainda é sustentável. "Justamente por ter um transporte facilitado devido à leveza, menor uso de concreto e menor risco de contaminação e acidentes de trabalho para o profissional, pela facilidade do manuseio", detalhou.

 

Para a empresa, a Construsul é uma excelente oportunidade para prospecção. "A feira está ótima. Estamos prospectando novos clientes e, apesar do nosso produto ser algo inédito no Brasil, a aceitação é muito boa", explicou. "Com o auxílio da participação em feiras como a Construsul, nossa projeção é triplicar as vendas até o final do ano", revelou Morais.


ree

TINTA REDUZ TEMPERATURA - A Killing Tintas, por sua vez, leva à feira a Kisatech, uma tinta impermeabilizante com tecnologia que alia proteção e conforto térmico. Indicada para fachadas de alvenaria e concreto, a solução forma uma película flexível e impermeável, resistente às intempéries e à umidade. Um dos diferenciais do produto é a capacidade de reduzir a temperatura da superfície em até 8 °C, contribuindo para ambientes internos mais agradáveis e com menor consumo de energia. No estande da marca, uma demonstração prática com água e calor permite ao visitante conferir, na prática, o desempenho da inovação.


ree

GESTÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - Já no campo da automação e gestão, a Santri Sistemas apresenta a Santina, primeira inteligência artificial integrada a um ERP especializado em lojas de materiais de construção, que contempla desde o cadastro de clientes até contabilidade. A IA foi projetada para simplificar processos operacionais, agilizar o atendimento ao cliente e oferecer suporte inteligente às vendas. Com uma interface intuitiva, a ferramenta permite que até colaboradores com pouca familiaridade com tecnologia utilizem o sistema de forma eficiente, otimizando o dia a dia das equipes e aprimorando a experiência de gestão no setor varejista.

 

Estreando nesta edição da Construsul como expositor, a marca relatou uma experiência positiva no evento até então. "Tem sido uma participação muito boa, focada na captação de leads, negócios e agendamentos posteriores", compartilhou o supervisor comercial da Santri Sistemas, Giovanni Freitas. Ele explica que a solução é exclusiva para o segmento de materiais de construção, considerando as necessidades e particularidades desta área. Temos também a solução da IA dentro do ERP, permitindo que a empresa monte seu próprio GPT e eduque a sua Santina. Assim, o vendedor vai ter suporte da IA em diversas situações. Por exemplo, para indicar o tipo de argamassa e rejunte mais adequados para determinado porcelanato", detalhou. "O objetivo não é substituir a operação humana, mas sim dar mais informação para qualificar esse atendimento", complementou.

 

Construção sustentável ganha força

A sustentabilidade também ganha espaço com o triturador de entulhos da Allkaz, equipamento desenvolvido para reduzir em até 60% o volume de resíduos descartados nas obras. Após a trituração, o material pode ser reaproveitado como brita, na argamassa ou na massa de reboco, contribuindo para o reaproveitamento de resíduos e a diminuição de impactos ambientais.

 

Referência em soluções sustentáveis para a construção civil, a Atex Brasil apresenta na feira seus sistemas construtivos que reduzem em até 95% o uso de madeira nas obras e ainda diminuem o consumo de concreto, contribuindo significativamente para a preservação de recursos naturais. Com mais de 180 geometrias de fôrmas plásticas reutilizáveis e recicláveis, a empresa é pioneira no Brasil e líder na América Latina nesse segmento. No evento, apresenta como destaque o sistema Alumatex, estrutura leve e eficiente de escoramento horizontal em alumínio, além do sistema Cabetex, que agiliza o processo de desforma sem reescoramento.

 

Evento é até dia 25 de julho

A 26ª Construsul segue até 25 de julho, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. No último dia, o horário de visitação é das 13h às 19h. A entrada é gratuita para profissionais da construção civil, construtoras, incorporadoras e varejistas mediante credenciamento pelo site www.feiraconstrusul.com.br. A organização tem a expectativa de reunir 32 mil visitantes nos quatro dias de feira.

 

SERVIÇO

Evento: 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção

Data: de 22 a 25 de julho de 2025

Local: Centro de Eventos FIERGS - Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS

Horário: de terça a quinta-feira das 13 às 21 horas – Sexta-feira das 13 às 19 horas

Credenciamento: inscrições gratuitas para profissionais do setor através do website www.feiraconstrusul.com.br. É proibida a entrada de menores de 14 anos.

Promoção: Sul Eventos Feiras Profissionais

Entidades apoiadoras: ABCERAM; ABCIC; ABILUMI; ABRASFE; ABTC; ABNT; ACOMAC Blumenau e Região; ACOMAC Caxias do Sul e Região-RS; ACOMAC Litoral Norte/SC; ACOMAC POA; ACOMAC Sul/SC; AGABRITAS/SINDIBRITAS; ANAPP; ANEST; ANICER; ARES; AsBEA/RS; ASBRAV; ASPEC PVC; CAU/RS; CBIC; Clube de Mão de Obra; CREA-RS; FIERGS; ICZ; ITT Performance; Mulher em Construção; SECOVI/AGADEMI RS; SENGE; SERGS; SINDICER; SINDIVIDROS-RS; SINDUSCOM VALES; SINDUSCON CRICIUMA/SC; SINDUSCON-NH; SINDUSCON Passo Fundo; SINDUSCON Pelotas/RS; SINDUSCON-RS; REDEMAC; SINDILOJAS Porto Alegre; e REDE Construir – ARESUL.


(Texto: Talenttare)



Comentários


bottom of page