Páscoa Fit: 5 receitas saudáveis com cacau

Releituras nutritivas e funcionais de sobremesas saborosas para não abrir mão do chocolate


Ovo de Páscoa de Whey Protein, receita no final da matéria

A Páscoa é a época de presentear familiares e amigos com delícias de chocolate. Quem segue uma dieta balanceada, acha difícil resistir às tentações dos ovos de chocolate, bombons, entre outras sobremesas que ficam ainda mais populares durante o feriado.


Para ajudar a manter uma alimentação equilibrada, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, enviou à Bendita releituras mais nutritivas de receitas com cacau para fazer em casa e celebrar a Páscoa.


Vários itens das receitas abaixo são encontrados nas lojas da rede espalhadas pelo Brasil. Confira:



1 - Petit gateau low carb (receita exclusiva para clientes Bio+)

Ingredientes

1 xícara de chá de leite de coco

3/4 de xícara de chá de cacau em pó 100%

1/2 xícara de chá de adoçante natural em pó de sua preferência

4 ovos


Modo de fazer

Misture os ingredientes até formar um creme homogêneo. Distribua em forminhas untadas com óleo de coco e cacau em pó, sem preencher totalmente. Leve ao forno em fogo médio, preaquecido por nove minutos em 200°C, até secar a borda. Desenforme e sirva. Dica: Fique de olho para não passar do ponto e ficar com consistência de bolinho.

Sugestão da Bio Mundo: coma com sorvete de banana.


2 - Cupcake de cacau e banana low carb

Ingredientes 6 colheres de sopa de farelo de aveia 3 bananas maduras 2 colheres de sopa de cacau em pó 3 ovos 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara (opcional) 1/3 barra de chocolate amargo picado ou chocolate em gotas 1 colher de sopa de fermento em pó Modo de fazer Em um liquidificador, bata todos os ingredientes (exceto o fermento e o chocolate picado), até formar uma massa homogênea. Em uma travessa misture a massa com o chocolate picado e, por último, o fermento. Misture com delicadeza. Coloque a massa em forminhas de papel e leve ao forno médio por 25 minutos.




3 - Colomba Pascal sem glúten


Ingredientes

1 xícara de fécula de batata

1/2 xícara de farinha de arroz integral

1/2 xícara de farinha de arroz branco

1/2 xícara de farinha de amêndoas

1/2 xícara de mix de frutos secos

1/4 xícara de gotas de chocolate 80% cacau

3 ovos

6 laranjas (suco e raspa)

1/2 xícara de açúcar mascavo

1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente

1 pacote de fermento biológico seco (10 g)

2 colheres de chá de CMC (carboximetilcelulose)


Para decorar:

Amêndoas a gosto

Confeitos de açúcar a gosto


Modo de fazer

Raspe a casca das laranjas e esprema o suco. Leve o suco de laranja ao fogo com o açúcar o fermento e mexa até dissolver os grãos de açúcar. Desligue quando amornar, reserve por 15 minutos e misture nele o CMC.

Em uma batedeira, bata os ovos e a manteiga até obter um creme. Acrescente a mistura anterior, junto com as raspas de laranja, e bata até virar uma mistura homogênea. Junte o mix de frutos secos e as farinhas peneiradas e misture até mesclar todos os ingredientes corretamente.

Desligue a batedeira e acrescente as gotas de chocolate à sua massa de colomba pascal com farinha de arroz. A massa deverá ficar consistente e com uma textura pegajosa, como na foto. Transfira para uma tigela untada e deixe crescer por 2 horas.

Após o tempo indicado ligue o forno nos 180ºC. Coloque a massa numa forma tradicional de colomba pascal grande ou divida em duas formas menores. Decore com amêndoas e confeitos de açúcar e leve ao forno para assar por 40 minutos ou até dourar. Sirva!




4 - Trufa de cacau


Ingredientes

4 colheres de sopa de cacau 100%

6 colheres de sopa de leite de coco

4 colheres de sopa de coco ralado (sem açúcar)

1 colher de sopa de adoçante ou açúcar de coco

Cacau para enrolar

Coco para enrolar


Modo de fazer

Para fazer essa deliciosa trufa de cacau, comece por colocar todos os ingredientes em uma tigela. Misture bem até obter uma massa homogênea. Se necessário, junte mais leite de coco. Use a massa para formar bolinhas e passe pelo coco ou pelo cacau. Leve as bolinhas à geladeira e deixe esfriar. Depois de geladas é só servir!



5 - Ovo de Páscoa de Whey Protein

Ingredientes recheio

1 pacote de mistura para pudim dietético sabor baunilha

1/2 xícara (chá) de leite em pó desnatado

1/2 xícara (chá) de adoçante culinário

2 colheres (sopa) de whey protein sabor baunilha

1 e 1/2 xícaras (chá) de água

1 colher (chá) de óleo de coco

Raspas de chocolate 70% para decorar


Ingredientes casca do ovo

200g de chocolate 70% cacau

1 forma de ovo de páscoa 250g


Modo de fazer casca do ovo

Para trabalhar com o chocolate nobre é fundamental a temperagem, que nada mais é que um choque térmico no chocolate, fazendo com que ele cristalize de forma correta, fique com aquele famoso brilho depois de endurecer e não derreta com facilidade nos dedos. Se não fizer a temperagem o chocolate vai ficar sem brilho, manchado e marcado, além de não se manter firme fora da geladeira.


Pique o chocolate em partes iguais para que derreta de forma uniforme. Mas, separe 1/3 do chocolate para temperarem. Leve para o micro-ondas por 30 segundos e misture. Se for necessário coloque mais 30 segundos e misture bem até ficar tudo derretido. Assim que seu chocolate estiver derretido, junte o 1/3 de chocolate que você reservou (pique bem, assim eles vão derreter mais rapidamente). Misture até que todo o chocolate tenha sido derretido e a temperatura tenha baixado. Para testar a temperatura, basta colocar um pouco de chocolate no lábio inferior e se ele estiver frio seu chocolate está no ponto ideal. Passe o chocolate para a forma de 250g e leve para a geladeira até endurecer.


Modo de fazer recheio

Coloque a água e o preparado para pudim numa panela e mexa até dissolver. Leve ao fogo médio e fique mexendo até espessar. Nesse momento adicione o Whey Protein e mexa para misturar bem. Desligue o fogo e deixe esfriar. Quando o creme de pudim e Whey Protein estiver em temperatura ambiente, junte o leite em pó, o adoçante e o óleo de coco e leve ao fogo baixo. Mexa para misturar bem e até conseguir uma consistência de brigadeiro. Desligue o fogo e deixe esfriar novamente. Quando o recheio esfriar desenforme as casquinhas de chocolate e coloque o recheio nelas. Decore com as raspas de chocolate 70% e está pronto seu ovo de chocolate Whey Protein!

Posts recentes

Ver tudo

5 motivos para incluir óleo de coco na sua cozinha

Em dietas específicas, ele se torna um facilitador na perda de peso e é ideal para quem pratica atividades físicas por ser fonte de energia rápida O óleo de coco se tornou o queridinho da cosmética ve

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2021 REVISTA BENDITA