top of page

Exposição 'Smart Lights – Luzes Inteligentes' chega ao Farol

Mostra será realizada de julho a setembro em Porto Alegre e vai reunir sete instalações que utilizam a luz como sua principal fonte de inspiração

Periscópio por Rejane Cantone
A editora da Bendita, Patrícia Leão, com Andressa Riquelme, comunicação da mostra, e Pedro Leão

O mezanino do Farol Santander Porto Alegre é tomado por uma experiência luminosa única com a exposição "Smart Lights – Luzes Inteligentes". De 19 de julho (quarta-feira) a 24 de setembro (domingo), o público terá a oportunidade de contemplar e interagir com obras dos renomados artistas brasileiros como Anaisa Franco, Gisela Motta e Leandro Lima, Guto Requena, Modular Dreams, Rejane Cantoni e Sabrina Barrios. Pela primeira vez em Porto Alegre, a exposição é uma oportunidade única para explorar as possibilidades da performatividade lumínica. E a Revista BENDITA conferiu em abertura exclusiva para imprensa e convidados - veja mais no nosso Instagram @revistabendita.


A mostra proporciona uma imersão no fascinante mundo da light art, com obras que já transitaram no circuito artístico e têm a luz como fonte primária de suas ativações poéticas. Seja por meio da interatividade, do site-specific ou da imersão, a luz assume diversas dinâmicas de expressão, proporcionando uma experiência estética e sensorial única aos visitantes.


Nas imagens, as obras TheEarthExperiment por Sabrina Barrios, Zero Hidrográfico por Motta & Lima e Dreamdeck da dupla Modular Dreams


São sete obras selecionadas de seis artistas convidados, cada um com sua abordagem singular. A mostra apresenta a obra imersiva site-specific de Sabrina Barrios, que utiliza a luz como matéria espacial para criar uma trama luminescente e que faz uma alusão ao metaverso. A escultura autônoma "Zero Hidrográfico", de Motta & Lima, realiza uma dança robótica de luz e cor, remetendo ao movimento das ondas. A robusta e delicada obra "Periscópio", de Rejane Cantoni, proporciona uma imersão contemplativa aos espectadores ao levar o ciclo do sol para dentro da exposição, em uma homenagem ao deslumbrante pôr-do-sol no Guaíba.


Nas imagens, as obras Love Synthesizer por Anaisa Franco e Banco das Emoções do Estúdio Guto Requena


Para aqueles que buscam uma experiência interativa, as obras "Dreamdeck", da dupla Modular Dreams, "Banco das Emoções", do Estúdio Guto Requena e "Expanded Iris" e "Love Synthesizer", de Anaisa Franco, convidam o público a participar de um universo lúdico, onde a troca de experiências e o compartilhamento de emoções são parte das obras em si.


Com curadoria do Instituto URBE, a seleção das obras reflete a consistência dos artistas convidados e a densidade conceitual presente em cada trabalho. Muitas das obras expostas já tiveram participação em exposições internacionais e receberam reconhecimento no circuito global de arte e tecnologia.

Serviço

Smart Lights - Luzes Inteligentes

Quando: 19 julho a 24 de setembro

Onde: Farol Santander Porto Alegre (R. Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Horários: Terças à sábados, das 10h às 19h / Domingos e feriados, das 11h às 18h

(Último acesso para visitação 1h antes de fechar o espaço)

Ingressos: R$ 17,00 (inteira) e R$ 8,50 (meia)



Sobre o Instituto URBE


O URBE é um instituto sem fins lucrativos que promove reflexões, pesquisas e projetos que interseccionam arte, arquitetura, espaço público e tecnologia. Em parceria com artistas visionários, pensadores, instituições e marcas, buscamos transformar e integrar espaços por meio da arte e da cultura, reimaginando constantemente o papel de uma organização artística em consonância com o futuro.


Nossa atuação diversificada abrange obras comissionadas, exposições e performances, além de programas educativos e publicações, acessibilizando a arte contemporânea ao público através de projetos e experiências inovadoras que colaborem para a construção de uma sociedade mais inclusiva e inspiradora.




249 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page