Ideias para reformar seu apartamento

Projeto arquitetônico une aproveitamento de espaços, reutilização de móveis e elementos originais para mudar de vez o apartamento de um casal


LIVING

O antigo apartamento tem 112m² nunca tinha sido reformado. "Fizemos uma super renovação de tudo desde piso, revestimentos, portas e marcenaria até hidráulica e elétrica. O único item que mantivemos foi o guarda-roupas do home office que foi reformado externamente", explica a arquiteta Lívia Leite, de São Paulo. Destaque para o piso de madeira Tauari em Espinha de Peixe e as portas cinza chumbo que dão identidade única.


O ponto de partida foi escolher um sofá super confortável que pudesse servir não só para receber amigos, mas para assistir filmes e séries. Por isso, a escolha de um modelo que quando aberto vira um sofá enorme e super confortável.


As poltronas Luis XV são herança de família, assim foi mantida a madeira desgastada e a reforma foi apenas do tecido, para "ter carinha de móvel antigo mesmo". Durante a obra, a arquiteta encontrou em um antiquário a poltrona Butterfly e a integrou à sala.


SALA DE JANTAR

Integrada à sala de estar, o ponto de partida foi a mesa redonda, que se encaixava melhor no formato quadrado da sala. O foco principal se dá pela parede de tijolinhos branca, que serve como moldura para a sala e para quem entra no apartamento.


A atmosfera retrô inspira e mostra como inserir móveis e elementos antigos ao espaço.

Dica: garimpe em briques ou antiquários da sua cidade ou mande reformar/consertar aquele móvel ou eletro que você guardava, dando nova vida e exclusividade à decoração.


COZINHA

A ideia era ter um espaço amplo e ao mesmo tempo super minimalista nos acabamentos, dando destaque apenas à parede de tijolinhos azul marinho. "Queria um ambiente monocromático mas nem tanto, com a intervenção do azul", salienta a arquiteta.


A escolha dos revestimentos foi o ponto de partida para todo o projeto da cozinha. Para não derrubar paredes e mesmo assim integrar os espaços, a opção foi ampliar o vão da porta e colocar a porta de vidro entre a cozinha e a sala.


Os acabamentos da cozinha, na maioria em tons de cinza, foram escolhidos para trazer a ideia minimalista inicial e os metais e serralheria pretos para dar ênfase à parede de tijolinho azul marinho, que ganha bastante visibilidade também para quem está na sala.


BANHEIROS

O banheiro seguiu a ideia central de minimalismo já vistas na cozinha do apartamento. Os revestimentos para as áreas molhadas foram escolhidos com a ideia de serem atemporais.



Já o lavabo foi construído 100% do zero. "A partir da dependência de serviço, criamos pontos de água e esgoto. Paredes e teto pintados de verde escuro deixaram o lavabo bem cenográfico", conta Lívia.



QUARTO DE CASAL

Na área da cama, o projeto optou por instalar uma televisão na parte de trás do guarda-roupas, onde foi feito um nicho para os equipamentos da televisão.


"Optamos por valorizar o espaço de closet que criamos em frente à cama", salienta a arquiteta. Uma ótima ideia para aproveitamento de espaços.



HOME OFFICE

O ambiente de escritório foi idealizado para que pudesse virar um quarto quando necessário. Foi aproveitado o perímetro para fazer uma grande bancada de trabalho e reformado os guarda-roupas externamente.



(fotos: Mariana Orsi e Divulgação)




#arquitetura #casa #apartamento #reforma #reformadacozinha #decor

#reformadasala #reformadacasa #reformadoapartamento #apê #decoração

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

5 motivos para incluir óleo de coco na sua cozinha

Em dietas específicas, ele se torna um facilitador na perda de peso e é ideal para quem pratica atividades físicas por ser fonte de energia rápida O óleo de coco se tornou o queridinho da cosmética ve

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2021 REVISTA BENDITA