Treinos de saúde e bem-estar em alta

Atualizado: 20 de mar.

Apesar da preferência ainda ser por programas de perda de peso e de gordura localizada, levantamento da plataforma Queima Diária mostra mudança no estilo de vida na pandemia

Fotos: Divulgação Verônica Motta

O foco na perda peso ou na eliminação daquela gordurinha incômoda vem ganhando novos aliados. Levantamento da Queima Diária, maior plataforma de treinos online da América Latina, com mais de 400 mil alunos inscritos, mostra que, sim, se sentir bem em frente ao espelho é um elemento motivador para persistir nos treinos, porém, mudanças no estilo de vida vêm impactando nas escolhas da melhor rotina de atividade física. Dos 10 programas mais acessados nos últimos 12 meses, dois são com foco em saúde e bem-estar. Desde o início da pandemia, o aumento de programas com essa finalidade na plataforma foi de 30%.


Na lista dos treinos mais acessados na plataforma Queima Diária estão programas de dança e o método hipopressivo, esse último voltado para, além de fortalecer o abdômen, auxiliar no tratamento de disfunções corporais como incontinência urinária, prolapso da bexiga e do útero, intestino preso e dores nas costas. Especialista no método hipopressivo pelo International Hypopressive Physical Therapy Institute, a treinadora da plataforma Verônica Motta, conhecida como Vevê Fit, afirma que a prática da atenção plena, comum no mindfulness, é fundamental para alcançar os objetivos do método.


"É muito comum as pessoas não prestarem atenção em como elas respiram e prestar atenção na respiração e na postura reflete no resultado. Com a prática regular, as técnicas passam a ser realizadas naturalmente, gerando benefícios para o corpo e para a mente", afirma a treinadora Verônica Motta.


Os programas de emagrecimento ainda são a preferência do público da plataforma, como os programas Power Cardio, Barriga Negativa e Mamãe Sarada nas três primeiras posições, com mais de 1 milhão de acessos, cada. Seja para perder peso ou gordura localizada, as metodologias desses treinos estimulam a elevação da frequência cardíaca, por meio de atividades aeróbicas e de força, e consequentemente a perda calórica e de medidas.


Bem-estar e emagrecimento caminhando juntos

A busca pelo bem-estar e pela boa aparência física é relevante para os brasileiros, de acordo com levantamento nacional realizado pela plataforma, em setembro de 2021. A pesquisa mostrou que 56% dos brasileiros realizam atividade física com o objetivo de melhorar o bem-estar e aumentar a autoestima, enquanto 45% dos entrevistados treinam focando o emagrecimento.

"É natural que as pessoas busquem motivação observando os resultados estéticos que a prática de atividade física traz, mas percebemos que os benefícios adjacentes, como melhoria da funcionalidade geral do corpo, aumento do condicionamento físico, diminuição dos níveis de estresse, vêm ganhando a atenção devida das pessoas, especialmente em decorrência de um novo comportamento motivado pela pandemia, mais atento a atividades de favorecem a qualidade de vida", comenta Flávio Areal, gerente de Produtos Digitais da Queima Diária e mestre em Atividade Física e Desempenho Humano, Saúde e Educação Física pela UERJ.


Planejamento e persistência - Confira case de sucesso

Pensando no projeto de vida saudável pra vida toda, Érika Ferreira, 44 anos, traçou seus objetivos e, com disciplina, foi alcançando e comemorando suas conquistas dia após dia.

"Iniciei o meu processo de ganho de qualidade de vida e emagrecimento em fevereiro de 2021, pois ganhei muito peso na pandemia - saí de 52kg para 75kg - e minha autoestima estava péssima, além da minha saúde. Meu corpo já estava reclamando bastante, pois sentia muitas dores nas articulações, nos pés, nas costas, dores de cabeça quase diariamente, e tudo isso foi me levando a pensar como seria minha vida daqui a alguns anos", conta. "Defini que em dezembro de 2021 estaria com 55kg, me dediquei bastante nesse objetivo, mas estava muito consciente de que o projeto demandava muito esforço físico e emocional e precisaria de tempo, construindo resultados no dia a dia, sem utilizar atalhos, como remédios, chás ou até mesmo atividades que fossem além dos limites do meu corpo", diz.

Atualmente, Érika está com 57kg e não pretende parar. "Conquistei saúde e as pequenas vitórias do dia vão me estimulando a manter o ritmo da prática de atividade física e não parar mais. Parece uma bobagem, mas um marco importante nessa minha trajetória foi o dia em que consegui usar novamente minha aliança de casamento que, por conta do excesso de peso, não entrava no dedo", relembra.


Foto: Divulgação Queima Diária

NOVIDADE! Plataforma recria ambiente nostálgico das aulas clássicas de ginástica aeróbica


Resgatando as aulas de ginástica aeróbica dos anos 80 e 90, a plataforma de treinos Queima Diária trouxe para o online a experiência da modalidade que virou febre nas academias naquela época, em certa medida, influenciada no Brasil pelos filmes estrelados pela Jane Fonda e John Travolta. Com cenário e figurino inspirados na época, a metodologia do programa Aeróbika trouxe para o ambiente virtual as aulas clássicas da modalidade, com movimentos rápidos e ritmados, com adaptações também para o formato de treino de baixo impacto, proporcionando a melhora da coordenação motora e o aumento do condicionamento cardiorrespiratório, além da perda calórica. A treinadora Patrícia Beires (46), uma das primeiras profissionais que acompanhou a evolução da modalidade no país e recriou a metodologia do treino para a plataforma da Queima Diária, comanda o programa.

Com 20 aulas de até 25 minutos cada uma, o ciclo total do treino é de cinco meses. A recomendação é que as aulas sejam feitas quatro vezes por semana, com descanso nos demais dias. Elementos básicos como giro, cruzada de pernas, chutinho, saltos são exigidos ao longo do treino e podem ser executados independentemente do condicionamento físico do aluno. "O Aeróbika foi planejado para ser um treino para todos, não importa o peso, o condicionamento físico ou a idade de quem deseja fazer as aulas. O mais importante é se divertir e garantir mais saúde", afirma Flávio Areal, gerente de Produtos Digitais da plataforma Queima Diária e mestre em Atividade Física e Desempenho Humano, Saúde e Educação Física pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Colorida e divertida, além de nostálgica, a proposta do Aeróbika tem a mesma energia das aulas coletivas da modalidade, além de ser uma opção para quem busca sair do sedentarismo com treinos leves, que gradativamente vão condicionando o corpo para novos desafios. "A proposta do treino busca motivar as pessoas a começar ou retomar a prática de atividade física em 2022. Sabemos que quando realizada regularmente, a ginástica aeróbica traz melhorias para o bem-estar e para a saúde de forma geral e os elementos propostos nas aulas trazem uma dinâmica que motiva o aluno a não desistir e se divertir", comenta Patrícia. No público feminino, os benefícios do treino para o corpo e para a mente da mulher vão desde o aumento da autoestima até a regularização de níveis hormonais, a partir da liberação de endorfina, que advém de atividade como a aeróbica.


Sobre a Queima Diária

A Queima Diária é a maior plataforma de exercícios online da América Latina, com mais de 3 mil videoaulas, divididas em mais de 90 treinos. Disponível exclusivamente para assinantes, a plataforma já impactou mais de 1 milhão de vidas, a partir do acesso ilimitado a programas que atendem diferentes perfis e objetivos, como perda de peso e gordura localizada, ganho de massa magra, flexibilidade, saúde e bem-estar. Com programas como Mamãe Sarada, Missão Fitness 2.0, Power Hiit, Projeto Sasoncella, Barriga Negativa, entre outros, os treinos da Queima Diária vão de 5 a 50 minutos e podem ser acompanhados pelos usuários em dispositivos como smartphone, tablet, notebook ou Smart TV.



72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Gazin Semijoias, marca de acessórios femininos, aponta quais são as semijoias perfeitas para auxiliar as mulheres de cada signo A Astrologia traz importantes previsões para os signos, que indicam qu