top of page

Série Bridgerton: 5 lições valiosas pela Constelação Familiar

Sucesso da Netflix, psicanalista Ana Lisboa traz ensinamentos importantes de auto aceitação e relacionamento


O sucesso da série Bridgerton continua em destaque com a chegada da segunda parte da 3ª temporada exibida pelo streaming da Netflix, em junho. Nestes episódios, a estrela é Penelope Featherington (Nicola Coughlan) e quem acompanha a trama desde o início sabe que agora, Penelope aparece esbanjando autoconfiança em uma transformação de visual e evolução da personagem como um todo. 


Mas a história não fomenta somente romances e figurinos que esbanjam cores e glamour. Ela traz lições a serem observadas e entendidas por toda a vida, de uma forma leve e extrovertida, como destaca a psicanalista e terapeuta sistêmica Ana Lisboa em cinco grandes ensinamentos do enredo. Confira!


1. Não se compare!

Foi perceptível algumas mudanças de Penelope ao longo dos capítulos, se comparado às temporadas anteriores. Desde o início, a personagem é caracterizada pela timidez, a paixão por livros e a presença nos bailes da cidade, nos quais passava praticamente despercebida pelos cantos dos grandes salões, sem atrair olhares para um possível casamento. Assim a psicanalista faz uma análise da personagem mediante sua realidade dentro da série. Ana comenta que a timidez, a vergonha e os inúmeros problemas de aceitabilidade de Penelope estão inteiramente relacionados à vida que ela levava desde a primeira temporada. 


“A Penelope sempre viveu em um ambiente que moldou a sua personalidade e ela passou a acreditar nisso, principalmente por ser vista ‘fora dos padrões visuais’ do que outras mulheres naquela época. Além de apresentar fortíssimos problemas com a sua mãe, que a comparava com suas irmãs e suas amigas, a deixando sempre para baixo”, destaca a psicanalista. Apesar disso, nesta terceira temporada, a personagem evolui em diversos aspectos e surpreende por sua postura clara de auto aceitação, principalmente no último capítulo da primeira parte da temporada.


2. Use suas melhores roupas

É comum deixar aquela roupa especial guardada somente para certos momentos. A psicanalista lembra que em Bridgerton todos os dias parecem especiais em bailes, encontros ou em um simples passeio no parque. Todos os personagens estão incrivelmente vestidos e Ana reforça a importância disso em todos os momentos da vida. “Usar nossas melhores roupas precisa sempre estar no check list semanal. Isso mostra o nosso valor, nos representa, e nos sentimos melhor por isso. Penelope, nesta terceira temporada muda o seu visual, de cores, modelos e até de cabelo, e não esconde essa mudança em nenhum momento”, comenta a terapeuta.


3. Descubra o seu hobbie!

A personagem, por mais tímida e retraída que seja, ao mesmo tempo esconde um grande segredo de ser a mente por trás de Lady Whistledown, a colunista “fofoqueira” da cidade. Penelope consegue impressionar a todos da série com sua escrita impecável e fofocas exclusivas em cada folhetim publicado. As temporadas também giram em torno da descoberta de quem poderia ser a tal Whistledown, e por Penelope sempre passar despercebida, esses palpites nunca foram voltados a ela. “Quando movemos o corpo para alguma ação, esporte ou hobbie no geral, automaticamente estamos movendo nossa mente. Fazendo um bem a nós mesmos. Claro que Penelope, sendo a Lady, também tem suas peculiaridades e mentiras durante a trama, mas a mensagem é muita clara: tenha sempre um hobbie, um caminho para completar o seu dia”, comenta Ana Lisboa.


4. Aprenda a dançar sozinha


Para não perder nenhuma música. Penelope viveu sua vida, nas duas primeiras temporadas, sozinha. Contando com a amizade de Eloise Bridgerton, mas sem nenhum grande amor. Nesta terceira temporada, ela retorna empenhada a encontrar um parceiro. Protagoniza momentos engraçados em busca desse par ideal, mas no final - da primeira parte - fica muito claro quem é seu verdadeiro amor: Colin Bridgerton (Luke Newton). Inclusive no início desta temporada, ele ajuda Penelope a ser mais "sedutora" com os homens e tenta auxiliá-la nessa missão. “Não tente procurar nos outros o que muitas vezes você já tem em si. Na hora certa, alguém vai entrar no seu ritmo e dançar a música com você”, completa a psicanalista.


5. ‘Se veja GRANDE!’ 

“A forma como você se vê molda quem você é e como os outros te veem, então se veja grande!”, pontua a especialista. A série valoriza Penelope pelo que ela é. Destaca sua inteligência e coragem em vários aspectos e retrata sua auto aceitação, individualidade preciosa e uma grande inspiração ao longo da temporada. “Acredito que a mensagem seja essa: se permitir ser vista. Penelope diz muito isso pra nós, sobre encontrar a cada etapa uma nova versão e revelar isso. Nós não somos o que falam, o que acreditam, então melhor do que ser reconhecida é se reconhecer”, finaliza Ana.


(Fotos: Divulgação Netflix / Texto: Máxima SP)



219 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page