Ramana Borba é a dançarina preferida de Cardi B

Atualizado: Mar 30

Após dançar e viralizar em clipe de versão da música 'Wap', a rapper norte-americana revelou que Ramona é sua bailarina brasileira favorita. Conheça mais a influenciadora



Durante o isolamento, as danças do TikTok se tornaram um dos principais meios de entretenimento, conquistando diversos influenciadores. É o caso de Ramana Borba, que quebra tudo com sua dança no app. Fenômeno da internet, a jovem se apaixonou pela dança aos 13 anos e, aos 19 anos, já coleciona fãs pelo mundo todo. São mais de 1,5 milhão de inscritos no YouTube, mais de 707 mil seguidores no Instagram e 2,8 milhões de seguidores no TikTok.


Na adolescência, Ramana era encorajada pela mãe, que a colocava em workshops de dança. Tímida, mas com muito talento, encarou o desafio e descobriu seu verdadeiro destino e caminho para a fama. Criou um canal no YouTube e nele mostrava várias coreografias e alguns passos de funk. Com o tempo, dançar não era suficiente para satisfazer a legião de fãs. Elas queriam mais, queriam saber sobre seus cabelos, roupas, maquiagens e tudo o que pudesse deixar as fãs mais próximas da influencer.


"A dança é arte e a gente precisa valorizar isso", defende Ramana Borba.

Participação em clipes, shows e programas de TV


E a trajetória continuou, firme e forte. Outras produções vieram e, como dançarina profissional, Ramana participou de vários clipes das cantoras Iza e Ludmilla. Participou do Rock In Rio 2019, nos shows de Iza, Delacruz, além de dividir o palco com Justin Neto. Esteve presente no ballet de grandes artistas no Prêmio Multishow 2019 e 2020. Mas o reconhecimento chegou com convites para coreografar grandes produções como do projeto do DJ internacional Steve Aoki e produzir um clipe com a cara do Brasil. Deu tão certo que o seu vídeo superou o vídeo original.


"Muitas vezes, os dançarinos se colocavam atrás dos artistas, que são os cantores. Na construção da minha carreira, quando eu comecei a perceber isso, vim com a ideia de: 'não, eu sou tão artista quanto. A dança é arte e a gente precisa valorizar isso'. Por isso, em todos os projetos, eu gosto de estar do lado do artista, entendendo o que ele quer e sempre ajudando em outras coisas também", explicou.


Ramana tem metas altas. A primeira era bater um milhão no TikTok até o fim do ano passado e ela conseguiu. "São números enormes, mas trato como metas. Eu crio conteúdos de qualidade, então quero números grandes. Às vezes você faz um trabalho incrível e não tem o reconhecimento. Eu fico extremamente feliz quando dá certo. Quando você faz parte de todos os processos, o sentimento se realiza. Se uma pessoa falar que meu conteúdo está impecável, já ficarei muito feliz", acrescentou.

Reconhecimento internacional

Com todo este otimismo e muito trabalho, seus projetos deram certo, trazendo parcerias com grandes marcas. Além disso, seus challenges viralizaram. O da música "Wap", de Cardi B e Megan Thee Stallion, no TikTok, alcançou mais de 32 milhões de visualizações e chegou até mesmo em Cardi, que compartilhou no Twitter e Instagram, além de fazer questão de comentar no Instagram de Ramana sobre sua preferência pela brasileira. A versão funk da música também bombou e já bateu 5 milhões, só no TikTok. Com a pandemia, Ramana se viu em um bloqueio criativo. Acostumada com locações e cenários diferentes, teve que se reinventar. "Quando se é um artista, nos inspiramos no que acontece ao nosso redor, no dia a dia, então usei a internet como fonte de inspiração e me esclareci com meu público, sobre o que estava acontecendo", diz ela. Em meio a tantas mudanças, Ramana recebeu mais um ótimo convite, feito por Lázaro Ramos e Taís Araújo, para coreografar e dançar, na gravação do clipe "Ombrim", de Projota. Estilos de dança


Ramana não esconde sua paixão pelo funk e acha ultrapassado desprezar alguém ou dizer como ela será pelo que ela dança. "O funk está sempre quebrando barreiras e preconceitos. As pessoas têm preconceito com o material, mas todo mundo consome", completa.

Dançarina desde os 13 anos, faz aulas de Vogue, Stiletto, Hip Hop, Jazz Funk, House e outras. Participou de diversos workshops nacionais e internacionais para aperfeiçoar suas técnicas com Danielle Polanco, Yanis Marshall, Sheryl Murakami, Aisha Francis, Fernanda Fiuza e muitos outros profissionais conceituados.

Em seus projetos para 2021 estão a faculdade de Publicidade e Propaganda e o curso de Artes Cênicas, provando que seu caminho para o estrelato está apenas começando.


(fotos: Steff Lima)



#dança #ramanaborba #ludmilla #cardib #iza

#tiktok #dançarina #bailarina #justinneto #funk

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

Receba nossas atualizações

© 2021 REVISTA BENDITA