top of page

Orquestra de Lajeado celebra 25 anos

Concerto gratuito da orquestra Sesi Lajeado é dia 9 de outubro no Teatro Univates. Grupo reúne jovens músicos e ex-integrantes e destaca a música como transformação social


Orquestra é formada por crianças e adolescentes (Fotos: Leonardo Dalla Porta)
Orquestra é formada por crianças e adolescentes (Fotos: Leonardo Dalla Porta)

A Orquestra Sesi Lajeado está preparando um concerto gratuito em celebração aos 25 anos de história, que será realizado no dia 9 de outubro, às 19h30, no Teatro Univates, em Lajeado. O grupo é composto por 31 integrantes: 30 crianças e adolescentes que participam do programa de Iniciação às Artes do Sesi-RS e um músico convidado de 40 anos, que integra a orquestra para executar o saxofone barítono, instrumento não oferecido no programa.


O programa de Iniciação às Artes do Sesi-RS promove oficinas destinadas a crianças e adolescentes de seis a 17 anos, matriculados em qualquer escola, pública ou particular, não sendo necessário ser aluno da Escola Sesi. Entre as modalidades oferecidas, estão percussão, violão, musicalização e prática coletiva. O programa é gratuito para dependentes de industriários e, para o público em geral, o valor é de R$ 167 por oficina. As aulas acontecem duas vezes por semana, com duração de 1h15 cada.


Criada em 1999, a orquestra é reconhecida por formar jovens músicos e popularizar o acesso à música na região do Vale do Taquari. O maestro da Orquestra Sesi Lajeado e instrutor de Artes, Carlos Henrique Hickmann, que está à frente do grupo desde 2019, destaca que a iniciativa vai além da prática musical. "A orquestra é uma família, ela é socializadora. Ela transforma os locais por onde passa, vemos o brilho no olho das pessoas que talvez nunca tenham tido a oportunidade de ver uma apresentação, isso é incrível", afirma.


A orquestra possui instrumentos de sopro, entre trompetes, saxofones, clarinetes e flautas, que se somam às cordas, com violinos e contrabaixo, além de piano, percussão, bateria e violão. E o concerto de 25 anos promete um repertório diverso, construído de forma colaborativa com os instrumentistas e ex-integrantes do grupo.


"Nós vamos trazer desde músicas da primeira apresentação, em 1999, até obras atuais escolhidas pelos jovens. Vamos tocar Michael Jackson, Queen, Coldplay, Katy Perry, entre outros artistas", conta o maestro Carlos Henrique Hickmann.

Segundo o maestro Carlos, a orquestra é um espaço de aprendizado para os jovens alunos. "Trabalhar com adolescentes é bom demais. É uma geração muito bacana, o nosso futuro. Aqui, não formamos apenas músicos, mas também pessoas preparadas para a vida", destaca Carlos. Para Fernanda Ramires, analista de educação do Sesi-RS, a orquestra trilha um caminho potente para as crianças e jovens que passam por ela. "Eles desenvolvem habilidades socioemocionais, cognitivas e de socialização, além da própria disciplina que a música exige. Muitos já chegam inspirados, sonhando em compor a orquestra desde a iniciação às artes", explica.


ree

Entre os jovens que dão vida ao projeto está Elisa Bencke Guth, 16 anos, clarinetista. A aluna conta que fazer parte da orquestra a ajudou na interação com as pessoas, principalmente após a pandemia de covid-19. "Eu reaprendi a socializar, fiz mais amigos e comecei a redescobrir coisas que eu gostava, principalmente com a música. Mudou a minha vida", afirma. Ela começou tocando violão na orquestra, mas se apaixonou pelo clarinete em 2024.


O aluno tecladista Aquiles Vicente, 15 anos, também valoriza o aprendizado coletivo que a orquestra proporciona. "É um lugar que eu me sinto pertencente e uma coisa que eu gosto muito é música. Estar no meio de pessoas que entendem de música é legal, são pessoas legais que eu gosto de ter amizade", conta o jovem.


O aniversário da Orquestra Sesi Lajeado celebra a música como elemento de inclusão e identidade cultural. Para o maestro, o futuro do projeto é promissor. "É uma responsabilidade muito grande estar à frente dessa orquestra. Vejo a transformação nos jovens, nas famílias e no público. Esse é um projeto que merece ter 50, 100 anos, porque é único e aplaudido de pé em qualquer lugar".

 

No evento de celebração, haverá uma homenagem aos antigos colaboradores do Sistema FIERGS, como a gerente de Operações aposentada Ana Hoffmann, 59 anos. "Eu trabalhei no Sesi-RS de 1991 a 2022. A Orquestra Sesi Lajeado sempre teve um espaço muito especial na minha trajetória. Eu acompanhava de perto o trabalho e via a importância que ela tinha para a comunidade", diz. De acordo com Ana, ser lembrada e homenageada nos 25 anos da orquestra é emocionante. "Recebo isso com muita gratidão, porque representa não só o meu caminho dentro do Sesi, mas também o esforço e a dedicação de todos que acreditaram no poder transformador da música".


O aniversário da Orquestra do Sesi de Lajeado reforça a importância da música como ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. Com jovens inspirados pelos instrumentos e um maestro comprometido com a missão de educar pela arte, o futuro da orquestra promete seguir afinado com os valores de criatividade, dedicação e cidadania que marcaram sua história até aqui.


Concerto 25 anos da Orquestra Sesi Lajeado

Quando: 9 de outubro, 19h30

Onde: Teatro Univates, Av. Avelino Talini, 171 – Bairro Universitário, Lajeado – RS

Ingressos: a entrada é gratuita, com lista para acesso ao evento pelo link https://bit.ly/25anos_orquestra_lajeado


(Texto: Comunicação Sistema Fiergs)




Comentários


bottom of page