top of page

Daniela Raad é a mulher mais jovem a presidir a Federação Israelita do RS

Em solenidade marcada por homenagens e reflexõe, nova diretoria da FIRS toma posse para biênio 2025-2026. Daniela é a segunda mulher na presidência da entidade em 64 anos

Nova presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad (foto: Eduardo Andrade)
Nova presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad (foto: Eduardo Andrade)

Na noite desta quinta-feira (27/03), a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) realizou a solenidade de posse da nova diretoria para o biênio 2025-2026. O evento reuniu membros da comunidade judaica, autoridades e lideranças para celebrar a continuidade do trabalho da entidade, que neste ano (2025) completa 64 anos de existência.


A nova presidente da FIRS, Daniela Russowsky Raad, 34 anos, é a segunda mulher a presidir a federação e a pessoa mais jovem a ocupar o cargo. Em seu discurso, reforçou o compromisso da entidade com a defesa dos direitos da comunidade judaica, a educação e o combate ao antissemitismo.


"Assumimos esta missão com a responsabilidade de manter viva a história, fortalecer a identidade judaica e ampliar o diálogo com a sociedade. Vivemos tempos desafiadores, mas é na união que encontramos nossa força", declarou Daniela Russowsky Raad.

Ainda que a posse oficial tenha ocorrido na noite desta quinta-feira (27), Daniela iniciou os trabalhos como presidente da FIRS em janeiro e em sua gestão, pretende fortalecer a identidade judaica, ampliar o diálogo com a sociedade e fazer do combate ao antissemitismo uma das principais marcas de sua atuação.


Durante a cerimônia, o ex-presidente da FIRS, Márcio Chachamovich, também foi homenageado pelo trabalho realizado em prol da comunidade judaica em sua gestão no biênio 2023-2024. Em seu discurso, Chachamovich destacou a relevância da federação no fortalecimento da identidade judaica e na defesa dos direitos da comunidade.


"A FIRS tem um papel fundamental na representação e na união da comunidade judaica gaúcha. Nestes dois anos, enfrentamos desafios, mas também alcançamos conquistas. Saio com a certeza de que deixamos um legado e que a nova gestão (na qual ele é conselheiro) continuará esse importante trabalho", destacou Chachamovich.


O presidente do Conselho Geral da FIRS, Sebastian Watenberg, também discursou, enfatizando a importância do trabalho da federação e os desafios que se apresentam.

Um dos momentos marcantes da noite foi a reflexão conduzida pelo mestre de cerimônias Ilton Gitz, que destacou a mudança drástica na vida da comunidade judaica global nos últimos meses.


"Há 17 meses, a vida da população de Israel e das comunidades judaicas ao redor do mundo mudou. 7 de outubro de 2023 marcou a comunidade judaica para sempre, como o dia em que mais judeus foram mortos desde o Holocausto. Neste ano, em que lembramos 80 anos da libertação de Auschwitz, testemunhamos o aumento do antissemitismo e do discurso de ódio. No entanto, também neste ano, presenciamos a união e a força da comunidade judaica", afirmou Watenberg.


A cerimônia de posse da nova diretoria da FIRS reafirmou o compromisso da entidade com a representação e a defesa da comunidade judaica, reforçando sua atuação em um momento de grandes desafios globais e reafirmando sua história de mais de seis décadas de dedicação e trabalho.


Nova composição da diretoria da FIRS (foto: Eduardo Andrade)
Nova composição da diretoria da FIRS (foto: Eduardo Andrade)

Presidência: 

Daniela Russowsky Raad


Vice-presidentes:

Fernando Salama

Rafael Korman

Jacques Pricladnitki

Carlo Stifelman


Diretores:

Alexandre Chwartzmann

Barbara Russowsky

Bernardo Press

Cynthia Berlim

Daniel Henkin Soibelmann

Eduardo Sibemberg Saint Pierre

Georgia Russowsky Raad

Guillermo Hess

Leonardo Vissoky

Rafael Moris Eilberg

Regis Radin

Rodrigo Papaleo

Maira Olchik


Sobre a FIRS - A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) é a entidade representativa da comunidade judaica gaúcha, atuando na defesa de seus direitos, no fortalecimento de sua identidade e na promoção do diálogo inter-religioso e intercultural. Com um compromisso ativo com a memória, a educação e a luta contra o antissemitismo, a FIRS também desenvolve ações sociais e culturais que contribuem para diversidade e respeito mútuo na sociedade.


Sobre Daniela Russowsky Raad - É descendente de judeus e libaneses,  tem 34 anos e é advogada e professora. Além de seu trabalho na FIRS, ela atua como diretora de Relações Institucionais do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).


(Texto: Bruna Santos/Camejo)



Comments


bottom of page