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Foto do escritorRevista Bendita

No mundo do marketing de beleza

Débora Gentil, a arte de transformar experiências em estratégias de marketing na Natura


Débora Gentil, Gerente Senior de Marketing da Natura no Brasil, é um exemplo de como uma trajetória profissional diversificada pode moldar uma carreira de sucesso. Com uma experiência rica e variada em diferentes setores, Débora soma passagens por empresas renomadas, desde a indústria calçadista, comunicação, segmento de luxo até chegar no mercado da beleza, onde hoje atua como Gerente Sr. de Marketing da Natura no Brasil.


“O que me guiou ao longo dessa trajetória foi sempre a paixão pelo produto e pelo comportamento do consumidor”, diz.


Essa vasta experiência permitiu que Débora desenvolvesse um olhar amplo e multifacetado sobre as ferramentas de marketing e comunicação, mas sempre com algo em comum: o consumidor no centro e uma perspectiva clara de potencial do produto para atender a necessidade do comportamento do cliente.


Em se tratando do mercado da beleza, Débora possui uma visão profunda e enriquecedora sobre esse universo e sobre o papel da brasilidade nesse setor. Sua experiência e conhecimento refletem o entendimento de como a diversidade e a riqueza cultural do Brasil influenciam a forma como as brasileiras se relacionam com maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais.


O Fascínio da Brasileira pelo Universo dos Cosméticos


O interesse da brasileira por maquiagem, perfumaria e cuidados pessoais não pode ser compreendido sem reconhecer a vasta pluralidade e diversidade que o Brasil abriga. Com dimensões continentais e uma rica mistura étnica e cultural, o país oferece um cenário único para o mercado de cosméticos, sendo o terceiro maior consumidor do mundo, atrás apenas,

dos Estados Unidos e China. Débora Gentil explica que, para entender essa paixão, é crucial reconhecer que o Brasil é um território vibrante e sensorial.


“A mulher brasileira é naturalmente atraída por um mix potente de cheiros, gostos e cores que a cosmética proporciona”, justifica. “O Brasil é o país do toque, do cheiro e da expressão. Essa sensorialidade e expressividade são intensificadas pela cosmética, que atua como um meio para realçar a beleza e a individualidade das mulheres brasileiras em suas mais diversas formas”, complementa.


De acordo com Débora, a experiência com Natura permitiu observar que a maquiagem e a

perfumaria são vistas não apenas como produtos, mas como extensões da identidade e da

autoexpressão, permitindo que cada mulher manifeste sua singularidade e celebre sua cultura. Sobre a mulher gaúcha, Débora explica que as conterrâneas são exigentes com seus rituais de beleza, com seus produtos e marcas, e compartilha uma informação importante sobre o perfil de consumo no Rio Grande do Sul.


“A categoria de core beauty que inclui os cuidados com o rosto, com o cabelo e maquiagem tem grande representatividade no Estado. A gaúcha é ávida por acompanhar os avanços tecnológicos e tendência de beleza, nunca abrindo mão de qualidade e uma boa recomendação”, diz Débora Gentil.

Recentemente, a Natura fortaleceu sua entrada no segmento de luxo, com as marcas Natura Bothânica e com a Alta Perfumaria Natura. Débora acredita que esses produtos terão forte aderência no Rio Grande do Sul, devido à exigência e preferência das gaúchas por qualidade, sofisticação e elegância. “Para um público exigente como é a mulher gaúcha, essas duas novas marcas de Natura cairão como uma luva”, finaliza.


Experiência no mercado gaúcho


Ao longo de sua trajetória, Débora Gentil também viveu uma experiência marcante no Kzuka, um projeto inovador dos anos 2000, no Rio Grande do Sul. O Kzuka se destacou como pioneiro em comunicação e empreendedorismo jovem, antecipando tendências que hoje são comuns em startups e redes sociais.


“Essa experiência ofereceu valiosos aprendizados sobre a importância do relacionamento e das redes sociais, além de proporcionar uma imersão no comportamento jovem da região sul do Brasil”, explica. Ela destaca que muitos dos conceitos aplicados na criação e ampliação do Kzuka — como redes sociais, influência e empreendedorismo jovem — continuam relevantes e influenciam seu trabalho até hoje.


A profissional também compartilha outras relações com o Rio Grande do Sul. É nascida e criada em Porto Alegre, tem influência da serra gaúcha, com familiares em Caxias do Sul. Formou-se em Relações Públicas na UFRGS e fez a primeira pós-graduação na ESPM em Porto Alegre, iniciando a carreira no Kzuka e, posteriormente, na Vulcabras/Azaleia. Depois, teve um período de experiência nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e cursou as especializações Fashion Business Branding and Marketing, na Central Saint Martins, em Londres, e NABA em Milão.


Também aprofundou-se no universo do marketing digital pela Universidade de Birkbeck, em Londres. Ao retornar para o Brasil em 2016, trabalhou com agência de comunicação em Porto Alegre, até migrar para São Paulo, passando por empresas como a do joalheiro Ara Vartanian e The Body Shop, até chegar em Natura. “Mas acredito que, além da influência do meio e das experiências profissionais que me deram a minha base profissional, a maior influência foram os valores familiares de ética e transparência que me guiam até hoje na minha essência”, diz.

(Texto: Ana Melo/Koi Comunicação / Foto: Divulgação Natura)



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