Correspondente internacional autografa obra que conta uma guerra de um ponto de vista feminino. Uma história livremente inspirada em fatos reais
Conhecida por coberturas históricas e por sua presença marcante, a jornalista Ilze Scamparini lança em Porto Alegre, dia 29 de junho, seu primeiro livro "Atirem direto no meu coração".
A obra revela a trajetória de Yana, uma sérvia que, por um motivo muito especial, se alista como soldada de milícia na guerra do Kosovo. Era o ano de 1999, quando os aviões da OTAN bombardearam por quase 3 meses aquele território mergulhado em guerrilha entre kosovares de etnia sérvia e albanesa. O romance leva o leitor diretamente para o cenário da guerra. Integrada ao grupo paramilitar Raposa Vermelha, Yana entra em conflito com a parte malvada dos milicianos. E também com si mesma. Se apaixona por um companheiro de arma e com ele vive aventuras nunca antes imaginadas. Inevitavelmente, Yana começa a sofrer as transformações que a guerra provoca. Um dos pontos de virada da personagem, de religião cristã ortodoxa, será uma amiga muçulmana, única guardiã de seu segredo. Yana é na verdade uma grande vítima. Do abandono, de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milosevic. Esta é a essência do livro: a guerra não recruta pessoas, mas almas já devastadas pela dor, pelo sofrimento e pelo abuso.
SOBRE ILZE SCAMPARINI
A jornalista Ilze Scamparini, Ítalo-brasileira, nasceu em Araras no interior de São Paulo e iniciou no jornalismo em jornais impressos do interior e na TV Mulher. Em plena Anistia, uma cobertura da reunião dos bispos brasileiros em Itaici, para a TV Campinas, a levou para a TV Globo do Rio de Janeiro. E depois para Brasília, durante a agonia de Tancredo Neves, para acompanhar a Nova República do presidente José Sarney.
Passou onze anos no Globo Repórter, viajando pelo mundo. Foi correspondente em Los Angeles e há mais de 23 anos é correspondente da TV Globo em Roma e no Vaticano, onde acompanha o pontificado do seu terceiro papa. A sua pergunta histórica sobre o lobby gay ao Papa Francisco, assunto que até então nunca tinha sido tocado com um pontífice por um jornalista, foi veiculada por todos os jornais e TV's do mundo e fez o Papa declarar: - Quem sou eu para julgar? LANÇAMENTO "ATIREM DIRETO NO MEU CORAÇÃO" Quando: 29/06 Local: Espaço Astir, Av. Independência, 1053 Bairro: Independência - POA/RS Horário: A partir das 18h30
コメント