top of page

Jornalista Ilze Scamparini lança livro no RS

Correspondente internacional autografa obra que conta uma guerra de um ponto de vista feminino. Uma história livremente inspirada em fatos reais

Foto: Solange Sousa

Conhecida por coberturas históricas e por sua presença marcante, a jornalista Ilze Scamparini lança em Porto Alegre, dia 29 de junho, seu primeiro livro "Atirem direto no meu coração".

A obra revela a trajetória de Yana, uma sérvia que, por um motivo muito especial, se alista como soldada de milícia na guerra do Kosovo. Era o ano de 1999, quando os aviões da OTAN bombardearam por quase 3 meses aquele território mergulhado em guerrilha entre kosovares de etnia sérvia e albanesa. O romance leva o leitor diretamente para o cenário da guerra. Integrada ao grupo paramilitar Raposa Vermelha, Yana entra em conflito com a parte malvada dos milicianos. E também com si mesma. Se apaixona por um companheiro de arma e com ele vive aventuras nunca antes imaginadas. Inevitavelmente, Yana começa a sofrer as transformações que a guerra provoca. Um dos pontos de virada da personagem, de religião cristã ortodoxa, será uma amiga muçulmana, única guardiã de seu segredo. Yana é na verdade uma grande vítima. Do abandono, de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milosevic. Esta é a essência do livro: a guerra não recruta pessoas, mas almas já devastadas pela dor, pelo sofrimento e pelo abuso.

SOBRE ILZE SCAMPARINI

A jornalista Ilze Scamparini com o Papa Francisco

A jornalista Ilze Scamparini, Ítalo-brasileira, nasceu em Araras no interior de São Paulo e iniciou no jornalismo em jornais impressos do interior e na TV Mulher. Em plena Anistia, uma cobertura da reunião dos bispos brasileiros em Itaici, para a TV Campinas, a levou para a TV Globo do Rio de Janeiro. E depois para Brasília, durante a agonia de Tancredo Neves, para acompanhar a Nova República do presidente José Sarney.

Passou onze anos no Globo Repórter, viajando pelo mundo. Foi correspondente em Los Angeles e há mais de 23 anos é correspondente da TV Globo em Roma e no Vaticano, onde acompanha o pontificado do seu terceiro papa. A sua pergunta histórica sobre o lobby gay ao Papa Francisco, assunto que até então nunca tinha sido tocado com um pontífice por um jornalista, foi veiculada por todos os jornais e TV's do mundo e fez o Papa declarar: - Quem sou eu para julgar? LANÇAMENTO "ATIREM DIRETO NO MEU CORAÇÃO" Quando: 29/06 Local: Espaço Astir, Av. Independência, 1053 Bairro: Independência - POA/RS Horário: A partir das 18h30



Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page