Exposição de Vera Charak Jany

'A vida, o amor e a beleza são efêmeros. Só a arte para perpetuá-las' da artista Vera Charak Jany na Gravura Galeria de Arte, em Porto Alegre (RS)


Com a pandemia, muitos artistas dedicaram mais tempo à produção. Como aconteceu com a artista Vera Charak Jany, que usou o tempo em casa para fazer diversas releituras de Gustav Klimt. Além disso, também trabalhou em telas inspiradas na Monalisa. E é com uma seleção dessas produções que a artista está realizando exposição até 2 de outubro, na Gravura Galeria de Arte.


"A vida, o amor e a beleza são efêmeros. Só a arte para perpetua-las" é o título da mostra escolhido por Vera, que dedicou anos de sua trajetória na pintura em seda e, atualmente, se dedica à pintura acrílica sobre tela. Algumas das obras que aparecerão no evento integraram a mostra virtual MiniArt, com as temáticas Vida e do bicentenário de Anita Garibaldi. A exposição é realizada na Sala Branca da Gravura, respeitando todos os protocolos de saúde, segundo a instituição.


Sobre Vera Lucia Charak Jany:

Nasceu em 1945, em São Manoel (SP). Fez Licenciatura em Desenho na Escola de Artes da UFRGS. Após formada, frequentou o Atelier Livre da Prefeitura, sendo aluna de Vera Wildner e Ana Lovatto. Fez aulas de pintura com Fernando Baril, Elizethe Borghetti e Marilda Seabra.


Dedicou-se à Pintura em Seda por anos, participando de diversas exposições na Associação Gaúcha de Pintura Artística, onde recebeu Menção Honrosa e em outras individuais no Espaço Alternativo da Sogipa em 1996 e 1988 e na Associação Leopoldina Juvenil. Pintou por anos para a loja do MARGS, fazendo releituras de obras do acervo e itinerantes. Desde 2008 dedica-se à pintura acrílica em tela, explorando formas geométricas, releituras de Klimt, paisagens e figuras humanas. Participou da Confinart em 2020 e também da MiniArte em 2020 e 2021.


"Em 2008 voltei a pintar tela, fazendo releituras de Gustav Klimt, sempre com interferência minha, de linhas, cores e formas, até que, de repente, notei que as obras passaram a ter uma expressão só minha. No entanto, Klimt foi a motivação para eu voltar ao cavalete, às telas e às tintas acrílicas", conta Vera.


SERVIÇO

Exposição "A vida, o amor e a beleza são efêmeros. Só a arte para perpetuá-las", de Vera Charak Jany

Visitação: até 2 de outubro de 2021

Local: Gravura Galeria de Arte (Rua Corte Real, 647 - Petrópolis - Porto Alegre/RS)

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e sábado das 9h30 às 13h30, com todos os cuidados necessários.

Fones: (51) 3333-1946, (51) 99718-9258 e (51) 99666-3972.

Use máscaras, álcool gel e evite aglomerações.


(Fotos: Cristina Moralles Barbieri)



50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Prepare deliciosos pratos como Arroz de Forno Cremoso, Fricassé com Requeijão e Pudim de Chocolate. As receitas da Mococa prometem tornar essa ocasião ainda mais especial O almoço de domingo é tradici