Folclore gaúcho online para crianças

Com destaque à cultura do Rio Grande do Sul, projeto disponibiliza show online com apresentações musicais e de dança do folclore gaúcho, com narração de Hique Gomez


O projeto "Folclore Gaúcho nas Escolas" lançou um show audiovisual inédito, que explora a música, a dança e demais elementos da cultura do Rio Grande do Sul. Voltado às crianças, o espetáculo está disponível para o público e pode ser conferido pelo YouTube (vídeo acima).

A concepção do espetáculo se deu a partir de uma pesquisa do jornalista Renato Mendonça e traz conteúdos e informações didáticas sobre o folclore do Rio Grande do Sul, intercalados com apresentações musicais e de dança, leitura de poesias e textos sobre os símbolos da tradição e da cultura do Estado. A narração é de Hique Gomez.

O repertório traz obras de Teixeirinha, Lupicínio Rodrigues, Elton Saldanha, Nico e Bagre Fagundes, Paulo Ruschel e Barbosa Lessa, entre outros, interpretadas pelos grupos CriançasEmCanto, coordenado por Cristina Sorrentino, e Celíssimo - Quarteto de Violoncelos da UFRGS, sob coordenação da professora Milene Aliverti.

O show foi gravado ao vivo em dezembro de 2021, no Teatro do Sesc de Canoas, com a participação de crianças e professores de escolas públicas locais. Além do show online, o projeto conta com um minidocumentário e um material didático complementar a ser distribuído às escolas, fornecendo subsídios para a abordagem do tema em aula.

O projeto Folclore Gaúcho nas Escolas conta com apoio do Sesc e é realizado com recursos do Governo do Rio Grande do Sul - Pró-cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, por meio do Edital Sedactel nº 10/2018 Edital de Concurso "Pró-cultura RS FAC do Folclore".

Fotos: Nilton Santolin

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O termo remete ao 'sequestro' da mente por pensamentos que não são do presente momento, como problemas no trabalho, e que prejudica as relações amorosas e sociais Viver com um constante equilíbrio men