top of page

Edital para ocupar teatros da CCMQ

A Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, está com inscrições para ocupação de seus teatros em 2026. Processo selecionará 20 propostas de circo, dança, teatro e música


Foto: Secretaria da Cultura do RS
Foto: Secretaria da Cultura do RS

A Secretaria da Cultura (Sedac), por meio da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) e do Instituto Estadual da Música (IEM), com o apoio da Associação de Amigos da Casa de Cultura Mario Quintana (AACCMQ), está com inscrições abertas para o Edital Anual para Ocupação dos Teatros da CCMQ até dia 18 de janeiro de 2026. A iniciativa selecionará 20 propostas — 15 de artes cênicas (circo, dança e teatro) e cinco de música — para temporadas e apresentações ao longo de 2026, a serem realizadas nos teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho.


As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por formulário eletrônico, até o dia 18 de janeiro. As propostas selecionadas serão conhecidas no dia 26 de março. Podem participar apenas pessoas jurídicas de direito privado estabelecidas no Rio Grande do Sul e atuantes na área cultural. O processo de avaliação vai considerar critérios como relevância conceitual, coerência, trajetória e originalidade. Será concedida pontuação extra para iniciativas que demonstrem o protagonismo de pessoas pretas, indígenas, com deficiência, transexuais e travestis. As propostas deverão incluir ao menos uma apresentação com recurso de Libras, serviço fornecido pela Casa aos espetáculos contemplados. 


Os projetos selecionados contarão com infraestrutura técnica dos teatros e apoio institucional oferecido pela CCMQ, além de recursos para a produção: R$ 4.800,00 para cada proposta contemplada na categoria Artes Cênicas (referente a uma temporada de três dias) e R$ 1.800,00 na categoria Música (referente a apresentações únicas). Os proponentes também poderão ficar com o valor arrecadado com a venda de ingressos para as apresentações. 


A capacidade do Teatro Carlos Carvalho, localizado no 2º andar da Casa, é de 70 pessoas. Já o Bruno Kiefer, que volta a ser aberto ao público em 2026, comporta 166 lugares e está situado no 6º andar da instituição. Fechado desde março deste ano, o espaço está passando por um restauro completo, financiado pelo Pró-Cultura RS, que garante uma recuperação estrutural, modernização técnica e melhorias de acessibilidade. 


O resultado das etapas de habilitação, seleção e suplência seguirá o cronograma oficial, com divulgação no site e nas redes sociais da CCMQ. As regras de participação, responsabilidades dos proponentes, orientações técnicas dos teatros, datas e documentos obrigatórios estão disponíveis no edital. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: contato@ccmq.com.br


O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura - Governo Federal.


Serviço - Edital Anual para Ocupação dos Teatros da CCMQ

Quando: Inscrições até 18 de janeiro de 2026, pelo formulário on-line

Divulgação das propostas selecionadas: 26 de março de 2026


(Texto: Ascom CCMQ/Edição: Ascom Sedac)



Comentários


bottom of page