Como inovar no seu nicho de mercado?

Fundadora de fintech para o pagamento de prêmios de incentivo lista pilares importantes para criar um negócio, inovar e iniciar a jornada empreendedora


Como inovar no seu nicho de mercado? Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem antes de criar um negócio ou começar a jornada empreendedora. Fundadora da fintech para o pagamento de prêmios de incentivo Cash.in, Nani Gordon junto com a sua sócia, Luciana Ramos, observou uma oportunidade de mercado dentro deste setor.

Nani Gordon
Empresária Nani Gordon (foto: divulgação)

A IDEIA - Antes, as empresas precisavam de logística para entregar vouchers de bônus e premiações, sem saber ao certo se esses cupons chegavam aos colaboradores, sem assertividade e sem enxergar as necessidades individuais de cada um. Analisando essa brecha no setor, elas tiveram a ideia de criar uma carteira digital, na qual as empresas através de um clique conseguem entregar esses tipos de pagamentos e muitos outros e, em contrapartida, os colaboradores conseguem utilizar esses valores da forma que eles quiserem. Seja para pagar contas, fazer transferências, recarga de celular e resgatar cupons de lojas. Assim para otimizar o processo para as empresas que conseguem mensurar resultados e atender as necessidades de cada colaborador, se aproximando mais deles e promovendo autonomia

"Mas como ter ideias inovadoras? Para isso, é preciso criar soluções que desburocratizem o que é tradicional e que já está saturado. Como temos usado muito o termo 'disruptivo', que é aquilo que provoca uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado", diz Nani Gordon.

Ela lista alguns pilares importantes para quem quer entrar nessa jornada empreendedora:


1 - Entenda o seu papel na área de atuação, escolhendo em qual nicho pretende inovar.

2 - Faça uma pesquisa para ver se o seu nicho está saturado e veja como pode fazer diferente.

3 - Procure micro nichos dentro do seu nicho. Por exemplo, se quer inovar na área de alimentação, é um cenário muito aberto, então, tente fechar o nicho, como por exemplo, definir se será um restaurante de comida japonesa, delivery, cafeteria e assim será mais fácil pensar em formas de inovar no seu negócio.

4- Se atualize, sempre! Pesquise, leia, acompanhe concorrentes, o que acontece no exterior, seja antenado para se tornar autoridade na sua área de atuação.

5 - Seja você mesmo, sempre tenha a sua essência, independente da situação e não tente imitar ou copiar os demais. Use quem você admira para se inspirar e fazer diferente.

6 - Crie planos a curto, médio e longo prazo. Tudo depende de tempo para implementação e para dar certo.

7- Trace todas as possibilidades. Tenha sempre em mente que tudo pode acontecer. Essa pandemia veio nos mostrar isso, que às vezes nem tudo o que é planejado pode ser colocado em prática, então, tenha resiliência e persistência para conseguir inovar. Mas não deixe de se planejar.

8 - E por último vou deixar a dica de um livro que me inspira muito nessa jornada e que pode te ajudar a inovar ainda mais: Steve Jobs, A Biografia.

(Foto: Unsplash)

Posts recentes

Ver tudo