Inspire-se: cantinhos especiais para leitura e descanso
- Revista Bendita
- 6 de out.
- 3 min de leitura
Muito além de uma tendência, esses espaços residenciais são essenciais para os momentos de leitura ou simplesmente para desconectar-se do cotidiano, mesmo que temporariamente

Imponentes, funcionais, aconchegantes... esses são só alguns dos adjetivos que caracterizam os cantinhos de leitura, que não necessariamente são acompanhados por uma biblioteca e não atendem somente àqueles que escolhem um livro para apreciar. Na arquitetura de interiores, a proposta vai muito mais além, pois sobretudo o intuito é propiciar uma área mais reservada que se torne um ponto de desconexão e relaxamento para os moradores.
E quais as dicas para elaborar esse ambiente? Para abordar as especificidades trazidas no décor, o arquiteto Bruno Moraes, do Studio BMA, e as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, explicam conceitos, trazem orientações e inspiram, através de seus projetos, os cantinhos que podem se tornar verdadeiros protagonistas em casas e apartamentos. Confira:
Aproveite um cantinho sem função da casa
É inegável que os momentos de descanso e lazer – não apenas em grupo, mas individualmente, vem ganhando um significado cada vez maior em nossas vidas. Tanto em um projeto de reforma, como no desejo de inserir esse espaço em um layout existente, o mote é analisar a existência de pequenas áreas ou recuos que podem ganhar essa função. Seja em um dormitório, sala de estar ou varanda, a combinação de poltrona, boa iluminação e arte propiciam ares ainda mais aconchegantes e intimista.

Deixe a coleção de livros aparente
Outro detalhe que conquista cada vez mais admiradores são as bibliotecas, que enriquecem o oásis vivenciado no cantinho de leitura. No décor, podem fazer parte também a exposição de itens afetivos, como coleções ou lembranças de viagem.

Conforto é primordial
Um detalhe importante quando o assunto é cantinhos de leitura é pontuar ergonomia e conforto como itens primordiais. Caso contrário, além de problemas corporais, o décor não conquistará o intuito desejado.


Criando atmosferas e compondo o décor
Uníssonos, os arquitetos afirmam que o cantinho de leitura deve evidenciar uma formatação autêntica, com o modo de ser e predileções do morador. Seja na varanda ou sala de estar, o que realmente importa é a atmosfera acolhedora que esse espaço precisa emanar.


(Texto: DC33 Comunicação)
Comentários