Mesmo popular entre as madeixas femininas, muitas dúvidas ainda ocorrem quanto ao tratamento dos fios acobreados
Uma das cores de cabelo que está cada vez mais popular entre as mulheres é a vermelha ou os tons de ruivo. Atualmente, os tons avermelhados, acobreados e alaranjados roubam a cena e ganham cada vez mais adeptas, já que garantem um visual marcante e cheio de personalidade.
Mesmo com toda popularidade, quando se fala de manutenção e cuidados é bem comum ainda se ter dúvidas de qual a melhor forma de conservar a qualidade e hidratação capilar do ruivo. Com isso, Carlos Correa, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahogany, esclarece os mitos e verdades mais recorrentes sobre a coloração. Confira:
Cabelos ruivos sempre ficarão danificados
Mito. Independente da coloração, quando se passa por um processo de tintura permanente, especialmente quando há a necessidade de uma descoloração prévia, é possível que o fio tenha a sua estrutura comprometida. O que não significa que ela ficará danificada.
Carlos comenta que com uma rotina de cuidados intensa antes e após a transformação, o cabelo seguirá bonito e saudável. "Antes mesmo da realização do procedimento, já é importante apostar em tratamentos para fortalecer a fibra capilar. Investir em um cronograma capilar, considerando hidratação, nutrição e reconstrução", indica.
A coloração ruiva descolore mais rápido
Verdade. O especialista explica que o pigmento vermelho é menor do que o de outras tonalidades, por isso sai dos fios com mais facilidade. "Para conservar as madeixas brilhosas e com intensidade da cor, pelo máximo de tempo possível, o segredo é diminuir a frequência de lavagem, além de priorizar produtos com fórmulas que tenham ação antioxidante e filtro UV, que vão proteger a cor, tanto da oxidação natural, quanto da ação do sol", comenta.
É sempre necessário descolorir para se chegar nas cores mais alaranjadas
Depende. O determinador para a necessidade de remover o pigmento natural dos fios, ou não, é o tom dos fios. Para quem possui um cabelo mais claro, como o loiro, consegue chegar a um tom de ruivo sem aplicar a descoloração. "Isso se aplica somente para cabelos que não são tingidos, como tinta não clareia tinta, em casos em que houve tingimento, é preciso retirar a cor anterior com pó descolorante", afirma.
Os tons avermelhados são mais difíceis de se remover
Verdade. As moléculas de nuances como preto e ruivo, por exemplo, são maiores, o que dificulta a sua remoção. "Pode parecer contraditório o ruivo ser um tom que desbota com mais facilidade e, ao mesmo tempo, ser mais difícil de se remover. O que acontece é que quando essa coloração consegue penetrar na estrutura capilar, se fixa muito bem e deixa resíduos que complicam a sua retirada", pontua.
DICA DO ESPECIALISTA - A recomendação é pensar bem antes de apostar na mudança de visual, já que para alterá-lo novamente será necessário passar por um delicado processo de descoloração que pode impactar na qualidade dos fios. Carlos indica o seguinte produto da Mahogany para manter os fios ruivos devidamente saudáveis e brilhosos: Máscara Repair Recuperação e Hidratação 300 g.
Comments