Fundadora de franquias aposta no planejamento e propõe controle do dinheiro na rotina.
"O primeiro passo para ter uma vida financeira organizada e equilibrada é ter um controle pessoal, economizando e se planejando para conseguir o que almeja. Quando inserimos esse controle em nossa rotina, enxergamos onde estamos errando com nosso dinheiro, e podemos evitar surpresas e gastos extras", indica Luzia Costa, empresária e fundadora do Grupo Cetro detentor das franquias Sóbrancelhas, Beryllos e produtos DepilShop.
Para ela, fazer um planejamento e seguir algumas regras simples no dia a dia pode ser mais simples do que se imagina. "Por isso, separei quatro dicas para você começar hoje mesmo o seu controle financeiro", destaca. Vamos lá?
"O controle financeiro é um simples planejamento. Quanto mais você colocar em prática, mais fácil se adaptará em sua rotina", aconselha Luzia.
1. Anote sempre seus gastos
É muito importante anotar toda despesa e o valor que gastar por um serviço e ou produto diariamente. Mas é para anotar tudo mesmo. Até os pequenos gastos como chicletes, por exemplo. Pois o valor mesmo sendo baixo pode sim impactar no seu orçamento mensal.
No final do mês, você terá uma visão de onde gastou mais e onde pode economizar.
2. Acabe com suas dívidas
Quitar as dívidas tem que ser prioridade sempre. Para você ter uma vida financeira saudável é necessário acabar com o que deve, seja cartão de crédito, loja, entre outros. Aproveite para ficar de olho nos juros e parcelamentos dos seus gastos, isso pode prejudicar demais suas economias.
3. Tenha uma reserva financeira
Ter economias guardadas para emergências e para não passar nenhum aperto com algum imprevisto te ajudará no seu planejamento.
Aconselho a programar mensalmente uma quantia assim que receber seu salário. Seja para guardar em uma poupança ou investir em outra forma de aplicação que você achar ideal.
4. Não compre por impulso
Uma inimiga do controle financeiro é a compra por impulso, seja uma peça de roupa ou algo com valor maior.
Tente pensar e pesquisar preços, veja se realmente é necessário o gasto, e lembre-se de realizar o pagamento de todas as compras à vista.
Por fim, o controle financeiro é um simples planejamento. Quanto mais você colocar em prática, mais fácil adaptará em sua rotina. E e o mais importante: suas finanças estarão em dia e equilibradas.
Comments